Brasil abre 112 mil empregos formais em março, diz Caged

Posted by Administrador On abril - 18 - 2013 ADD COMMENTS

empergo_marco_2013

O Brasil registrou abertura de 112.450 vagas formais de trabalho em março, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira. Pesquisa da Reuters feita com analistas de mercado mostrou que a mediana das expectativas era de abertura de 110 mil vagas.
O resultado do mês passado, o melhor dos últimos três anos para meses de março, ficou inferior aos 123.446 empregos gerados em fevereiro e acima das 111.746 vagas abertas em março de 2012, nos dados sem ajustes.
A oferta de emprego com carteira assinada no mês passado foi puxada pelo setor serviços, com 61.349 vagas, já descontadas as demissões. A indústria da transformação registrou contratação líquida de 25.790 trabalhadores e a construção civil admitiu 19.709 operários. Já o setor da agricultura fechou 4.434 vagas.
Ao comentar os dados, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, disse que o avanço das oportunidades no setor serviços, que influenciou o resultado de março, está ligado à melhora dos salários dos trabalhadores. Ele também argumentou que as oportunidades de trabalho no setor industrial é um sinal de recuperação do setor, e explicou que a seca no Nordeste e a entressafra influenciaram os dados negativos do emprego na agricultura.
O mercado de trabalho é uma das principais variáveis que sustentam o crescimento econômico, neste momento em que a retomada da economia ainda não deu sinais consistentes. Mesmo assim, a demanda já começou a dar sinais de cansaço, com as vendas de varejo tendo registrado em fevereiro a primeira queda em quase dez anos, afetadas pela inflação ainda elevada.
Ainda ontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reniu e a expectativa do mercado é de que eleve a Selic, hoje na mínima histórica de 7,25% ao ano. Em relação ao nível de desemprego, o último dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), refere-se a fevereiro quando a taxa ficou em 5,6%, o nível mais baixo para esses meses desde o início da série em 2002.

 

Fonte:  Reuters News

Oportunidades estão distribuídas por todas as filiais da companhia no Brasil.

A Simpress, empresa de outsourcing de impressão, está selecionado profissionais para mais de 200 oportunidades de emprego. Os selecionados vão atuar nas filiais da companhia nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

A empresa busca profissionais com níveis médio, técnico e superior para preencher vagas nas áreas de Atendimento, Vendas, Logística, Financeira, Administrativo, RH e Treinamento, Almoxarife, Projetos, Eletrônica e Operacional.

Mais detalhes das vagas em aberto e o cadastro dos currículos pode ser realizados no linkhttp://www.simpress.com.br/Carreiras.aspx.

FONTE: administradores.com.br

JUNIORIZAÇÃO: “Subir uma escada de 5 em 5 degraus”

Posted by Administrador On fevereiro - 5 - 2013 1 COMMENT

Me lembro de um fato interessante, senão ridículo.

Um amigo, Executivo de Supply Chain, com 48 anos e experiência em grandes empresas, excelente curriculum, 3 idiomas …,naquele momento no mercado, participando de um processo de seleção em uma das maiores empresas de produtos personal care, chegou para a entrevista, no horário marcado mas foi atendido 25 minutos de atraso. Até aí tudo bem, estava desempregado mesmo, não?

A jovem que o atendeu, se apresentou como “Selecionadora” e informou que iria entrevista-lo. Ele se sentiu um pouco desconfortável pela “Carinha de adolescente” da jovem mas, estava desempregado mesmo, não?

Notou que a jovem tinha na mão o seu CV, um bloco de anotações e vários cartões com figuras, que ele não entendeu para que serviriam.

A seguir ela colocou alguns cartões na mesa, lado a lado, com figuras de animais (leão, veado, elefante, girafa e outros) e disse a ele: – indique 2 bichos destes que estão aqui que você seria (é você mesmo que ela falou).

Já incomodado ele indicou 2 e então ela perguntou porque e ele disse: – só porque acho mais bonitos apesar de que pelas figuras todos são!

Ela ficou parada algum tempo, sem saber o que fazer ou dizer.

A seguir, abriu na mesa outras figuras, agora de frutas (mamão, melancia, abacaxi, banana etc) e perguntou: – qual destas frutas você mais gosta?

Ele imediatamente respondeu: junte todas em uma salada de frutas que fica perfeito!

Obviamente a jovem ficou, desta vez, sem chão, e travou, não conseguiu falar mais nada.

Neste momento ele se levantou, totalmente incomodado, pediu desculpas pois não iria continuar na entrevista e fez algumas considerações:

Perguntou a ela:

Quantos anos você tem?

- Vou fazer 23 anos, respondeu bem baixinho

Quantos executivos com a minha idade e experiência você já entrevistou?

- Não me lembro, respondeu, poucos, ou melhor o senhor (aí disse senhor) e mais um.

Aí ele pediu desculpas novamente e disse:

- Não quero ofendê-la nem constrangê-la mas você tem a idade da minha filha mais nova, que pergunta todos os dias coisas óbvias e básicas sobre a vida, trabalho etc. Não sei como poderia avaliar/medir minhas competências, experiências entendendo que você ainda não vivenciou NADA e então, despediu-se e foi embora.

Conhecendo bem este profissional, sei que ele não seria grosseiro, pois sempre teve muito bom relacionamento, e um curriculum invejável.

É, isto é juniorização…

Luiz Carlos Cunha
Diretor da C&SA Consultores

OS PERIGOS DA FESTA DE FIM DE ANO NA EMPRESA.

Posted by Administrador On fevereiro - 5 - 2013 ADD COMMENTS
O que você pode /deve fazer

1.  Conversar de assuntos variados inclusive sobre trabalho porém de uma forma leve, não considerando que está em sua sala de trabalho.

2.  Participar da festa COMO SE VOCÊ A ESTIVESSE PROMOVENDO, interagindo com várias pessoas de diversas áreas, diversos níveis, sem fazer distinção entre chefes, subordinados e lembrando sempre de ser discreto.

3.  Se houver distribuição de presentes (amigo secreto ou outros), respeite os presentes dos outros sem gozação e, ao presentear, principalmente em um Amigo Secreto, nunca humilhe ninguém com palavras depreciativas, apelidos ou com presentes desagradáveis (peças íntimas de vestuário, cintos gigantes para os gordinhos, etc)…

4.  Procure se informar sobre os detalhes da festa como: local, traje, valores de presentes (isto é muito importante),

5.  Se for um líder e perceber que seu subordinado está passando dos limites, tente chamá-lo discretamente em algum lugar para mostrar-lhe que está sendo inconveniente, sem humilhá-lo e sem prejudicar a festa. Seja habilidoso.

O que você não pode/não deve fazer

1. Ir à “caça”. Este é um dos maiores perigos na Festa de Fim de Ano: – Sabe aquela “gostosa” do Financeiro ? – Este ano ela não escapa, é só tomar umas….DESASTRE TOTAL (mesmo que ao longo do ano ela deu espaço p/ isso)

2. Roupas extravagantes, provocantes, exageros como vestidos longos, saltos muito altos, maquiagem exagerada. Lembre-se que é uma festa de confraternização e não um casamento, um evento sofisticado, uma recepção de gala etc…     Na maioria das ocasiões como esta, você vai encontrar colegas de jeans, camisetas ou roupa comum de uso diário.

3. Beber ou comer demais….DESASTRE TOTAL    As pessoas quando se sentem à vontade e exageram na comida e/ou bebida principalmente, se soltam, criam coragem para fazer e dizer aquilo que não fariam e diriam em circunstancias normais e aí já é tarde, o estrago já foi feito

4. “Puxar o saco do Chefe” ou de algum Superior de seu Chefe (pior ainda), fazendo média, gracinhas, dando presentes além da média dos presentes do evento, não sair de perto deles.

5.  EXIBICIONISMO DE QUALQUER NATUREZA é uma tragédia. Sempre acaba mal principalmente porque na mesma festa estarão alguns ridículos como você que aplaudirão o seu vexame e, como se diz, você estará “se achando” e aí, novamente….DESASTRE TOTAL.

6. Deixar de ir à festa, só se por um motivo extremamente grave e comprovado, da mesma forma, ser o último a sair da festa, a não ser que seja responsável por ela

Para finalizar lembro que muitos eventos desta natureza são realizados para INTEGRAR FUNCIONÁRIOS, MOTIVAR, ANALISAR LIDERANÇAS e até PROMOÇÕES.

Imagine que, se em uma oportunidade como estas, seu diretor está lhe avaliando para ser um Representante da empresa, onde você irá participar de diversos eventos e você dá um “vexame danado”,… pronto!  Você barrou sua oportunidade de progresso.

Portanto, acima de tudo, Postura, Discrição, Atitude Positiva, cabem em QUALQUER OCASIÃO.

Luiz Carlos Cunha

Diretor da C&SA Consultores

J nossos artigos
V Vídeo em destaque
Mercado de trabalho ainda diferencia homens e mulheres quanto a salário e cargos de chefia. Entrevista com Tatau Godinho, secretária nacional de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres.
© 2012 - CSA Consultores
Rua Gregório Serrão, 135 - São Paulo - SP
CEP 04106-040
Tel.: 11 5571-3342 e 11 5539-0612