OS PERIGOS DA FESTA DE FIM DE ANO NA EMPRESA.

news.csarh.com.br Em fevereiro - 5 - 2013
O que você pode /deve fazer

1.  Conversar de assuntos variados inclusive sobre trabalho porém de uma forma leve, não considerando que está em sua sala de trabalho.

2.  Participar da festa COMO SE VOCÊ A ESTIVESSE PROMOVENDO, interagindo com várias pessoas de diversas áreas, diversos níveis, sem fazer distinção entre chefes, subordinados e lembrando sempre de ser discreto.

3.  Se houver distribuição de presentes (amigo secreto ou outros), respeite os presentes dos outros sem gozação e, ao presentear, principalmente em um Amigo Secreto, nunca humilhe ninguém com palavras depreciativas, apelidos ou com presentes desagradáveis (peças íntimas de vestuário, cintos gigantes para os gordinhos, etc)…

4.  Procure se informar sobre os detalhes da festa como: local, traje, valores de presentes (isto é muito importante),

5.  Se for um líder e perceber que seu subordinado está passando dos limites, tente chamá-lo discretamente em algum lugar para mostrar-lhe que está sendo inconveniente, sem humilhá-lo e sem prejudicar a festa. Seja habilidoso.

O que você não pode/não deve fazer

1. Ir à “caça”. Este é um dos maiores perigos na Festa de Fim de Ano: – Sabe aquela “gostosa” do Financeiro ? – Este ano ela não escapa, é só tomar umas….DESASTRE TOTAL (mesmo que ao longo do ano ela deu espaço p/ isso)

2. Roupas extravagantes, provocantes, exageros como vestidos longos, saltos muito altos, maquiagem exagerada. Lembre-se que é uma festa de confraternização e não um casamento, um evento sofisticado, uma recepção de gala etc…     Na maioria das ocasiões como esta, você vai encontrar colegas de jeans, camisetas ou roupa comum de uso diário.

3. Beber ou comer demais….DESASTRE TOTAL    As pessoas quando se sentem à vontade e exageram na comida e/ou bebida principalmente, se soltam, criam coragem para fazer e dizer aquilo que não fariam e diriam em circunstancias normais e aí já é tarde, o estrago já foi feito

4. “Puxar o saco do Chefe” ou de algum Superior de seu Chefe (pior ainda), fazendo média, gracinhas, dando presentes além da média dos presentes do evento, não sair de perto deles.

5.  EXIBICIONISMO DE QUALQUER NATUREZA é uma tragédia. Sempre acaba mal principalmente porque na mesma festa estarão alguns ridículos como você que aplaudirão o seu vexame e, como se diz, você estará “se achando” e aí, novamente….DESASTRE TOTAL.

6. Deixar de ir à festa, só se por um motivo extremamente grave e comprovado, da mesma forma, ser o último a sair da festa, a não ser que seja responsável por ela

Para finalizar lembro que muitos eventos desta natureza são realizados para INTEGRAR FUNCIONÁRIOS, MOTIVAR, ANALISAR LIDERANÇAS e até PROMOÇÕES.

Imagine que, se em uma oportunidade como estas, seu diretor está lhe avaliando para ser um Representante da empresa, onde você irá participar de diversos eventos e você dá um “vexame danado”,… pronto!  Você barrou sua oportunidade de progresso.

Portanto, acima de tudo, Postura, Discrição, Atitude Positiva, cabem em QUALQUER OCASIÃO.

Luiz Carlos Cunha

Diretor da C&SA Consultores


Deixe um comentário!

J nossos artigos
V Vídeo em destaque
Mercado de trabalho ainda diferencia homens e mulheres quanto a salário e cargos de chefia. Entrevista com Tatau Godinho, secretária nacional de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres.
© 2012 - CSA Consultores
Rua Gregório Serrão, 135 - São Paulo - SP
CEP 04106-040
Tel.: 11 5571-3342 e 11 5539-0612