JUNIORIZAÇÃO: “Subir uma escada de 5 em 5 degraus”

news.csarh.com.br Em fevereiro - 5 - 2013

Me lembro de um fato interessante, senão ridículo.

Um amigo, Executivo de Supply Chain, com 48 anos e experiência em grandes empresas, excelente curriculum, 3 idiomas …,naquele momento no mercado, participando de um processo de seleção em uma das maiores empresas de produtos personal care, chegou para a entrevista, no horário marcado mas foi atendido 25 minutos de atraso. Até aí tudo bem, estava desempregado mesmo, não?

A jovem que o atendeu, se apresentou como “Selecionadora” e informou que iria entrevista-lo. Ele se sentiu um pouco desconfortável pela “Carinha de adolescente” da jovem mas, estava desempregado mesmo, não?

Notou que a jovem tinha na mão o seu CV, um bloco de anotações e vários cartões com figuras, que ele não entendeu para que serviriam.

A seguir ela colocou alguns cartões na mesa, lado a lado, com figuras de animais (leão, veado, elefante, girafa e outros) e disse a ele: – indique 2 bichos destes que estão aqui que você seria (é você mesmo que ela falou).

Já incomodado ele indicou 2 e então ela perguntou porque e ele disse: – só porque acho mais bonitos apesar de que pelas figuras todos são!

Ela ficou parada algum tempo, sem saber o que fazer ou dizer.

A seguir, abriu na mesa outras figuras, agora de frutas (mamão, melancia, abacaxi, banana etc) e perguntou: – qual destas frutas você mais gosta?

Ele imediatamente respondeu: junte todas em uma salada de frutas que fica perfeito!

Obviamente a jovem ficou, desta vez, sem chão, e travou, não conseguiu falar mais nada.

Neste momento ele se levantou, totalmente incomodado, pediu desculpas pois não iria continuar na entrevista e fez algumas considerações:

Perguntou a ela:

Quantos anos você tem?

- Vou fazer 23 anos, respondeu bem baixinho

Quantos executivos com a minha idade e experiência você já entrevistou?

- Não me lembro, respondeu, poucos, ou melhor o senhor (aí disse senhor) e mais um.

Aí ele pediu desculpas novamente e disse:

- Não quero ofendê-la nem constrangê-la mas você tem a idade da minha filha mais nova, que pergunta todos os dias coisas óbvias e básicas sobre a vida, trabalho etc. Não sei como poderia avaliar/medir minhas competências, experiências entendendo que você ainda não vivenciou NADA e então, despediu-se e foi embora.

Conhecendo bem este profissional, sei que ele não seria grosseiro, pois sempre teve muito bom relacionamento, e um curriculum invejável.

É, isto é juniorização…

Luiz Carlos Cunha
Diretor da C&SA Consultores


One Response to “JUNIORIZAÇÃO: “Subir uma escada de 5 em 5 degraus””

  1. Roberto disse:

    Esse tipo de situação tem sido frequente em processos de seleção, o que nos faz pensar se realmente estamos com grande falta de profissionais no mercado para atender a demanda de vagas ou se a forma/como esta sendo feita esta seleção é que não esta adequada ?!?!

Deixe um comentário!

J nossos artigos
V Vídeo em destaque
Mercado de trabalho ainda diferencia homens e mulheres quanto a salário e cargos de chefia. Entrevista com Tatau Godinho, secretária nacional de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres.
© 2012 - CSA Consultores
Rua Gregório Serrão, 135 - São Paulo - SP
CEP 04106-040
Tel.: 11 5571-3342 e 11 5539-0612